Os estudantes e professores da graduação em Engenharia de Controle e Automação, do Câmpus Chapecó do IFSC, realizaram nesta quinta-feira (29) uma Mostra de Engenharia. Eles expuseram oito projetos desenvolvidos com base em demandas da sociedade.
Os projetos foram desenvolvidos nas disciplinas de “Projeto Integrador" e "Atividades de Extensão", nas quais os estudantes precisam construir, a cada semestre, uma etapa do trabalho, como a parte mecânica, de controle, de retrofitting (modernização), entre outras. Cada um deles é pensado após contato com empresas/entidades externas, para que tenham possibilidade de realização no futuro.
Os projetos são: 1) Envasadora de Líquidos; 2) Sistema Automatizado para Produção de Massa para Pavimento Intertravado (Paver); 3) Separador de Ração Peletizada para Aves de Corte; 4) Robô empurra feno; 5) Alimentador pecuário; 6) Máquina de medição e corte automático de fios de níquel-cromo; 7) Sincronizador de nórias; 8) Controle do microclima no manejo de suínos.
"Queremos mostrar para o público em geral os trabalhos desenvolvidos dentro do curso, já que os estudantes precisam procurar demandas da própria sociedade - empresas, escolas, entidades. Eles localizam os problermas de engenharian e precisam realizar todo o projeto para propor soluções para as necessidades", relata o coordenador do curso, Jacson Dreher.
O estudante Gustavo Wolschick, por exemplo, participa de um grupo que recebeu a demanda de um pecuarista da região para facilitar, diminuir gastos e reaproveitar o alimento espalhado pelo gado na hora da alimentação.
Por isso, o grupo o "Robô empurra feno", um robô autônomo, inclusive controlado por celular, que empurra de volta o alimento com uma pá de raspagem, percorrendo o perímetro interno do cocho com auxílio de sensores para processamento interno e segurança.
Já William Berwanger, estudante do grupo que propôs um "Sincronizador de nórias", um sistema de sincronismo entre transportadores aéreos “nórias”, demandado por indústria de Chapecó do ramo alimentício. "Hoje trabalho na área também e vejo como este projeto foi importante para observar o todo, que a gente só vê na prática. É uma boa forma de o IFSC formar melhor seus profissionais", relata William.
Diretoria de Comunicação do Conif
Texto: Rafaela Menin/Jornalista do IFSC
Foto: Nilmar Jevouski