Primeiro ParaJIFSC reúne 10 competidores no atletismo

Pela primeira vez, foi realizado em paralelo ao JIFSC o ParaJIFSC. Competiram 10 atletas, sendo uma menina e nove meninos, no arremesso de peso e na corrida, que competiram na quarta-feira (11) durante as provas do atletismo em Timbó.


Os competidores foram divididos em arremesso de peso feminino, com a estudante do Câmpus Garopaba Júlia Iizuka, e o masculino dividido em duas classes: baixa visão e paralisia. Também foram realizadas duas provas de corrida, de 50 e 100 metros, para estudantes com deficiência intelectual.

A organizadora do ParaJIFSC, a professora de Educação Física do Câmpus Itajaí Denise Jove Cesar, conta que há pelo menos três anos a comissão organizadora vinha debatendo a necessidade de criação dos jogos, e que foi possível realizar as provas nessa edição. “Nós precisamos agrupar as categorias pois estamos ainda aprendendo. Queremos crescer muito o ano que vem e nos próximos, com mais classes, com mais alunos, mostrando para todo mundo o quanto a inclusão dentro de uma instituição séria faz a diferença”, destaca Denise. Ela acredita que com mais atletas participando, poderão ser incluídas mais modalidades esportivas.


Segundo a professora Denise, a possibilidade de participar do ParaJIFSC também é uma forma de incentivar a prática esportiva dos estudantes nos câmpus durante todo o ano. “Eu estou muito feliz, muito emocionada. Eu trabalho com o paradesporto desde 2008 e estamos aqui com essa sementinha que foi plantada e que espero que floresça e dê muitos frutos”. 


Denise destaca que nesta primeira edição foram identificadas algumas melhorias, como a necessidade de agrupar os estudantes por grau de deficiência nas competições, a partir de inscrições antecipadas e a participação de um profissional especializado em classificação de para atletas. “Por experiência, a gente acha que tudo é tão difícil de fazer, mas quando a gente faz algo, ainda que pequeno, a gente vê o quanto é grandioso para eles. Esse sentimento de pertencimento é muito importante dentro da nossa instituição”, afirma.

O IFSC está aguardando o regulamento do ParaJIFSC nacional para a participação dos atletas de Santa Catarina.


Estudantes querem mais participação no ParaJIFSC


Os estudantes participantes do ParaJIFSC avaliam como positiva a realização do ParaJIFSC e esperam que mais atletas participem da competição nos próximos anos. O estudante Thiago de Sousa, do curso de Telecomunicações do Câmpus São José, sempre teve interesse pelo esporte. Ele já foi duas vezes campeão estadual de natação e agora compete no arremesso de peso. “O esporte para mim é uma motivação no dia-a-dia. Sou vice-presidente da Atlética do nosso câmpus, para incentivar o pessoal. Porque o esporte não é uma competição, é um aprendizado”, afirma. Thiago espera que haja mais participação nos próximos eventos, para que os atletas possam competir nas classes correspondentes a cada grau de deficiência, para que a disputa se torne mais justa e mais competitiva.


Outro estudante do Câmpus São José que participou do arremesso de peso foi Nicolas Henrique Manoel, também do curso de Telecomunicações. Ele participou do JIFSC pelo segundo ano e acredita que o ParaJIFSC é importante para incentivar outros estudantes com deficiência. Ele pratica atletismo há três anos e conta com o apoio dos professores do câmpus.


Outros dois competidores do ParaJIFSC vieram do Câmpus São Carlos: Alisson Fermino Lima Ferreira de Castro, do curso médio técnico em Agropecuária, e Nicolas Werle Fabiche, do médio técnico em Edificações. Eles competiram na prova de arremesso de peso – categoria baixa visão. Nicolas achou a competição bastante divertida e já quer voltar o ano que vem. “Estou conhecendo lugares novos, pessoas novas, estou gostando muito”, conta. Ele se preparou bastante, na escola e em casa, diariamente. 


Já Alisson esteve a primeira vez no ParaJIFSC. “Nos dois primeiros anos eu não quis vir, mas esse ano, é o último que eu vou estar no IFSC, e aí eu quis vir”. Também acha a viagem tranquila e a interação com os colegas uma diversão. 


Amor de mãe e filho no ParaJIFSC


João Pedro Mengato, aluno do curso médio técnico em Recursos Pesqueiros do Câmpus Itajaí, participou da corrida de 50 metros. Ele tem Síndrome de Down e contou com apoio da mãe, Edoilde Salete Mengato, que o acompanhou durante toda a competição. 


Edoilde conta que sempre quis que o filho estudasse no IFSC. Ela está contente com a adaptação do filho, que está no primeiro ano e já participou do ParaJIFSC. “Ele está desenvolvendo bem, os professores apoiam bastante, eles fizeram um esforço para que a gente estivesse aqui”, afirma. A mãe quer que João Pedro participe novamente da competição no próximo ano.


Diretoria de Comunicação do Conif

Texto: Carla Algeri/IFSC

Relacionados