Assembleia Legislativa do AP homenageia o Ifap e servidores pelos 15 anos da Rede Federal

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) foi homenageado, na segunda-feira (13/5), em sessão solene na Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) em comemoração aos 15 anos de criação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Jesus Pontes e destacou os avanços e contribuição da Rede federal no país e, especialmente no Amapá, de gestores, docentes, técnicos administrativos e estudantes da instituição.


Para o presidente da sessão, deputado Jesus Pontes, o Ifap "é a instituição de educação que tem mais capilaridade em todo o estado". O parlamentar destacou a presença da instituição em lugares estratégicos do Amapá, "formando pessoas, criando mão-de-obra qualificada e ajudando o Amapá a crescer e a se desenvolver".


O reitor Romaro Silva destacou a importância e contribuição histórica dos institutos federais para a educação no país. Segundo ele, a Rede Federal vem crescendo e os números mostram o avanço e o impacto social que acompanham este crescimento. "Os Institutos Federais hoje são polos de inovação, de extensão tecnológica, de pesquisa aplicada e atuam com viés voltado para a sociedade, em especial àquelas pessoas que mais precisam. E nesses 15 anos a nossa Rede Federal se tornou gigante. Os números que a compõem impressionam até países do primeiro mundo por ser única e mundialmente referendada", destacou.


Romaro Silva também apresentou os dados de expansão e ofertas de curso do Ifap. “É importante mencionar que esses avanços não seriam possíveis sem a dedicação diária de cada um dos nossos servidores e servidoras", afirmou. Aproveitou ainda para reconhecer "legítimo e necessário o movimento que cada um desses servidores e servidoras travam neste cenário nacional".


A estudante Nádia Araújo, do curso de Tecnologia em Alimentos do Campus Macapá, representou o corpo discente da instituição na mesa de honra, juntamente com a representante dos docentes e sindicalistas, professora Lídia Dely Alves. " É um orgulho muito grande representar os alunos do Ifap, fazer parte desta história para nós como alunos e integrantes da banda do Ifap presentes na sessão”, disse a aluna.


Durante a sessão, foi concedida moção de aplausos aos ex-reitores do Ifap, aos atuais membros do Colégio de Dirigentes e aos primeiros servidores nomeados, que atuaram na implantação das primeiras unidades da instituição.

Diretoria de Comunicação do Conif

Texto: Ascom/Ifap
Foto: Alap

Relacionados