Um acordo de cooperação técnica foi firmado entre o Instituto Federal do Pará (IFPA) e a Associação BioTec-Amazônia, com o objetivo de fortalecer o setor produtor de cacau e de chocolate na região do Xingu. O acordo foi assinado em setembro deste ano, mas já colhe frutos de sua plena execução. A parceria visa atender ambas as instituições ao conceber atividades de iniciação científica para os alunos do IFPA campus Altamira, direcionadas às necessidades tecnológicas e ao desenvolvimento econômico social sustentável da região.
A capacitação dos produtores é outro objetivo do acordo, tratando desde etapas iniciais de manejo do cacaueiro até precificação de produtos e elaboração de embalagens, visando atender melhor o consumidor final. Juntando tais ações, espera-se identificar gargalos tecnológicos e, assim, desenvolver soluções inovadoras para essa cadeia produtiva local.
Para o desenvolvimento das ações, o acordo prevê ainda bolsas para os estudantes do IFPA em iniciação científica. A intenção é que eles possam se dedicar ao projeto, envolvendo-se mais ativamente. Sem contar a experiência e a oportunidade de aplicar conhecimentos de sala de aula em atividades que impactam a produção local de forma positiva, enquanto enriquecem seus currículos. A orientação dos alunos envolvidos será por meio da coordenadora de gestão de projetos da Biotec-Amazônia, Amarílis Aragão, que é doutoranda em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, pela Universidade Federal do Pará (UFPA).
Para o Professor Ailton Lopes de Sousa, Diretor de Ensino e Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão do IFPA campus Altamira, a parceria com a Biotec-Amazônia representa um marco, pois “fortalece nossa missão de capacitar nossos alunos, ao mesmo tempo em que atende às necessidades da comunidade local. A capacitação dos estudantes, aliada às atividades práticas com os produtores, vai prepará-los para o mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, contribuir para o desenvolvimento da cadeia produtiva do cacau“, afirmou.
Diretoria de Comunicação do Conif
Texto: Assessoria de Comunicação do IFPA
Foto: Arquivo IFPA