IFAM concede título de Professor Honoris Causa a ex-deputado federal José Ricardo

O economista e ex-deputado federal José Ricardo Wendling recebeu nesta quarta-feira (1º), o título de Professor Honoris Causa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). A comenda, aprovada em dezembro do ano passado pelo Conselho Superior (Consup), foi entregue em sessão solene realizada no Campus Manaus Zona Leste (IFAM-CMZL).


De acordo com o Regimento do IFAM, o título de Professor Honoris Causa é concedido a personalidades que tenham se distinguido pelo exemplar exercício de atividades acadêmicas ou que, de forma singular, tenham prestado relevantes serviços à Instituição. Ao condecorar José Ricardo com a honraria, o Instituto Federal reconhece a importante contribuição do ex-deputado federal para a promoção do ensino técnico profissional no Estado do Amazonas.


Para o agraciado, o título é bastante simbólico por ser o IFAM uma instituição responsável por formar milhares de amazonenses ao longo de sua história e por conceder uma honraria a quem não é docente. “Quis também o destino que a entrega dessa honraria acontecesse no início do primeiro ano que exerço apenas a função de militante social, o que independente de ter ou não mandato, não deixarei de exercer. Aliás nunca deixarei de acreditar e lutar pela democracia, pois acredito que essa deve ser a grande revolução, a grande luta que devemos fazer no Amazonas e no Brasil. Lutar pelo conhecimento e criar um futuro a partir daí”, disse.


De acordo com o reitor do IFAM, professor Jaime Cavalcante Alves, a outorga do título de Professor Honoris Causa é um merecido reconhecimento do IFAM às inestimáveis contribuições do ex-deputado nas áreas da educação, da ciência e da tecnologia do Estado do Amazonas. “Este título aprovado de forma unânime por membros do Conselho Superior do IFAM, mostra o reconhecimento social, e está ligado ao ensino, à pesquisa, à extensão e à inovação tecnológica. As contribuições do José Ricardo, enquanto parlamentar, trouxeram inúmeros avanços para a sociedade amazonense. Não nos prendemos apenas às ações que o deputado fez para o IFAM, mas para todos o Estado do Amazonas, desde a sua atuação como vereador, deputado estadual e deputado federal”, afirmou.


Antes da entrega do título, houve a inauguração do Centro de Referência em Agroecologia do IFAM. A construção do espaço foi viabilizada por meio de recursos de emendas parlamentares de José Ricardo, quando esteve no cargo de deputado federal.


Sobre o homenageado


José Ricardo Wendling é natural de Montenegro (RS). É economista e bacharel em direito, com pós-graduação em Gerência Financeira Empresarial e Metodologia do Ensino Superior. Desde 1995, é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Até o início deste ano exerceu a função de deputado federal pelo PT-AM, partido pelo qual também já foi eleito para os cargos de vereador e deputado estadual.


Enquanto parlamentar da bancada amazonense, destinou recursos que foram aplicados na construção e reforma de espaços dos campi do IFAM, com vistas à melhoria da promoção da educação, ciência e tecnologia no interior e na capital do Estado do Amazonas.


Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Ascom IFAM