Aluno do IFAM é selecionado para programa de mestrado em Ciência da Computação

Um jovem aluno do IFAM, muito talentoso, foi selecionado para participar de um programa de mestrado em Ciência da Computação e Matemática Computacional altamente concorrido e conceituado. O aluno, egresso do CMDI, Lucas De Souza Marques foi aprovado na USP de São Carlos - SP, para participar do programa de mestrado na área de Sistemas Distribuídos e Programação Concorrentes. 

Ao longo de sua jornada acadêmica  contou com o apoio decisivo de professores e gestores da instituição, e apesar dos obstáculos, o jovem nunca perdeu a paixão pela tecnologia e a determinação de alcançar seus objetivos. Ele se dedicou aos estudos e trabalhou incansavelmente para aprimorar suas habilidades em programação e inteligência artificial.

Lucas foi aluno do integrado em mecatrônica e depois do curso de engenharia de automação (ECAT), é um exemplo da capacidade de formação do nosso Instituto. Hoje ele é analista de uma grande empresa no distrito industrial. 


Sua dedicação e habilidades não passaram despercebidas pelos professores da instituição, que o ajudaram a se preparar para o processo seletivo do programa de mestrado. Eles o aconselharam sobre as melhores estratégias para destacar suas habilidades e o apoiaram em todas as etapas do processo.


Com o apoio de seus mentores e a dedicação aos estudos, o jovem conseguiu se destacar entre os candidatos e foi selecionado para o programa de mestrado em Ciências da Computação. A notícia foi recebida com alegria e orgulho pela instituição, que se orgulha de ter formado um aluno tão talentoso e dedicado.

O jovem agradece a todos os que o apoiaram em sua jornada e está animado para iniciar o programa de mestrado e continuar a desenvolver suas habilidades em tecnologia. Ele é um exemplo inspirador para todos aqueles que enfrentam obstáculos em sua vida e acreditam que é possível superá-los com dedicação e determinação.

Para o reitor do IFAM professor Jaime Cavalcante Alves “ficamos muito felizes ao receber essa notícia, pois é a síntese do nosso trabalho, formar um cidadão em sua integralidade, um cidadão crítico capaz de galgar os mais altos degraus da vida acadêmica, que esse empenho e dedicação sirva de inspiração para muitos outros estudantes do IFAM” disse.


Sobre o programa de mestrado


O Programa Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional (PPG-CCMC) é de alto nível científico e também um dos que mais forma mestres e doutores no país. A excelência do nível científico do programa foi reconhecida como de nível internacional na última avaliação trienal da CAPES, que lhe atribuiu nota 7, o conceito máximo.


O PPG-CCMC tem como objetivo preparar seus estudantes para as carreiras de professor e pesquisador em universidades e empresas. A finalidade do curso de mestrado é dar ao aluno condições de desempenhar, com proficiência, funções docentes de graduação, bem como iniciá-lo profissionalmente na pesquisa. No curso de doutorado, a finalidade é proporcionar formação científica ampla e aprofundada ao aluno, desenvolvendo capacidade de pesquisa científica em Ciências de Computação e Matemática Computacional.


Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Ascom IFAM