O projeto, vinculado à Prática Profissional Integrada (PPI), desafia os estudantes do 3º ano do curso Técnico em Agropecuária a realizar diagnósticos técnicos e econômicos de propriedades rurais, muitas vezes de suas próprias famílias. Coordenado pelo professor Getulio Jorge Stefanello Júnior, a iniciativa envolve 11 disciplinas e 13 professores, criando uma abordagem interdisciplinar e prática do ensino.
Segundo o professor Getulio, o objetivo é despertar nos alunos um olhar crítico e técnico sobre a gestão das propriedades. “Os estudantes não apenas diagnosticam a realidade atual das propriedades, mas também propõem melhorias, contribuindo para a sustentabilidade econômica e ambiental das mesmas”, afirma.
A aluna Alessandra Lapazini, que participou do projeto em 2022, destacou a experiência transformadora proporcionada pelo programa. “Tive a oportunidade de realizar este projeto na propriedade de minha família, o que contribuiu para identificarmos diversos pontos na gestão da propriedade que, no dia a dia, não visualizamos. Esses pontos podem ser, muitas vezes, vitais para a propriedade. No decorrer do trabalho, pudemos vivenciar, na prática, aquilo que aprendemos em sala de aula, aprendendo com todos os contrapontos em que a vida difere da teoria. Participar deste projeto de PPI, com certeza, foi um diferencial em nossa formação”, comenta a estudante.
Desde 2020, o projeto já analisou 133 propriedades rurais e envolveu 392 estudantes. Além disso, a iniciativa foi premiada com selos estaduais e regionais e certificada na etapa nacional do Prêmio Educador Transformador, ficando em 3º lugar na Categoria Educação Profissional. Para Getúlio, o reconhecimento é fruto do esforço coletivo de professores e estudantes.
Impacto e reconhecimento
O trabalho tem promovido resultados concretos para as famílias rurais envolvidas, alinhando-se aos princípios dos ODS e reforçando o compromisso do IFFar com a educação integral e sustentável. A conquista do prêmio também evidencia a capacidade da instituição de inovar e contribuir com soluções para desafios reais.
Acesse o mapa que apresenta os resultados das ações realizadas nas propriedades beneficiadas pelo projeto.
Embora as atividades práticas estejam em andamento, para os professores e alunos envolvidos, o foco permanece em fortalecer o elo entre teoria e prática, garantindo que a educação continue sendo um instrumento de transformação social, contribuindo para que as propriedades rurais qualifiquem suas produções e aprimorem seus resultados.
Prêmios
Prêmio Educador Transformador 2024 - finalista estadual, regional e 3º lugar nacional na Categoria Educação Profissional
Selo ODS Educação 2024 - reconhece o projeto "Caracterização técnica e econômica de propriedade rurais", inscrito como “A propriedade rural na sala de aula: aprendizagem ativa para o desenvolvimento local”.
Diretoria de Comunicação do Conif
Texto: Secom IFFar
Foto: Divulgação