Colégio Pedro II

CPII

Histórico

Fundado em 2 de dezembro de 1837, o Colégio Pedro II (CPII) é uma das mais tradicionais instituições públicas de ensino básico do Brasil. Ao longo de sua história, foi responsável pela formação de alunos que se destacaram por suas carreiras profissionais e influência na sociedade. Seu quadro de egressos possui presidentes da República, músicos, compositores, poetas, médicos, juristas, professores, historiadores, jornalistas, dentre outros.


Em seus mais de 180 anos, o CPII passou por períodos de expansão e modernização sem deixar de lado as características que o tornaram referência no cenário educacional brasileiro. Equiparado aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, com a sanção da lei 12.677/12, o Colégio Pedro II conta com 14 campi, distribuídos nos municípios do Rio de Janeiro (12 campi), Niterói (01 campus) e Duque de Caxias (01 campus). O CPII também possui um Centro de Referência em Educação Infantil, localizado no bairro carioca de Realengo.


Com mais de 12 mil alunos, o CPII oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e Integrado, Educação de Jovens e Adultos (Proeja), além de cursos de graduação e pós-graduação.


Reitor

Oscar Halac - Professor de Química, é mestre em Química Analítica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), doutor em Química Inorgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialista em Educação na modalidade Administração Escolar. ingressou na instituição em 1981.

Eixos Tecnológicos

  • Ambiente e saúde
  • Gestão e Negócios
  • Produção Cultural e Design
  • Informação e Comunicação
  • Turismo, Hospitalidade e Lazer
  • Desenvolvimento Educacional e Social

Linhas de Pesquisa

  • A formação de professores na escola 
  • A literatura contemporânea e o leitor do cotidiano 
  • Ações Inovadoras no Ensino Básico 
  • Análise do perfil genético e motor de crianças e adolescentes com necessidades específicas. 
  • Animação 2D e 3D 
  • Animação e Jogos 
  • Aplicações de Robótica e Multimídia 
  • Ciência, Ambiente e Sociedade 
  • Ciências humanas:  ensino e perspectivas 
  • Ciências humanas:  extensão e saberes interdisciplinares 
  • Clássicos em sala de aula 
  • Complexidade e Corporeidade 
  • Correspondência de músicos e artistas 
  • Cultura de massa e o ensino de literatura 
  • Cultura e Sociedade/Ensino e Aprendizagem de Matemática 
  • Currículo e Ensino 
  • Currículo, planejamento e avaliação em
  • Matemática/Educação Matemática 
  • Diversidade no Espaço Escolar 
  • Educação científica: as tecnologias educativas no processo de ensino e aprendizagem 
  • Educação Estatística/Laboratório de Matemática 
  • Educação física, intervenções socioculturais e inclusão escolar 
  • Educação Matemática no Ensino Básico
  • Educação Musical 
  • Educação, Tecnologia e Inovação 
  • Ensino de Geografia e Cartografia Tátil 
  • Ensino de geografia e pensamento espacial 
  • Estudo das bases antropológicas, filosóficas e psicomotoras do movimento humano 
  • Estudo sobre as relações da Educação
  • Psicomotora com o ensino e a aprendizagem 
  • Estudo sobre o perfil pessoal, genético, corporal e físico de atletas 
  • Etnomusicologia 
  • Feminismos e Educação Antissexista  
  • Grupo de Estudos em Ciências Sociais e Memória 
  • Historiografia: Música e Educação 
  • Inclusão no Ensino Básico 
  • Infância, Linguagem e Filosofia 
  • Laboratório de criação e produção musical 
  • Laboratório de Criatividade, Inclusão e
  • Inovação Pedagógica (LACIIPED) 
  • Linguagens e Letramentos no Ensino Básico 
  • Linguagens e Letramentos no Ensino Básico Letramento literário 
  • Linguagens:  tecnologias e saberes 
  • Literatura e Direitos Humanos 
  • Literatura e identidade 
  • Literatura e Mídia: novos diálogos 
  • Literatura e outras linguagens no Ensino Básico
  • Literatura infantojuvenil e a formação do leitor 
  • Literatura, discurso e identidade  
  • Mentalidades em Matemática 
  • Metodologias e Estratégias Inovadoras para o Ensino de Humanidades na Escola Básica
  • Modelo de formação esportiva para os estudantes do Colégio Pedro II 
  • Pensamento computacional no Ensino Fundamental 
  • Perfil Genético e Coordenativo de Pessoas com Necessidades Específicas 
  • Pesquisa e Extensão em Educação em
  • Direitos Humanos 
  • Poesia brasileira contemporânea 
  • Poesia e canção: gêneros em diálogo 
  • Poesia moderna e modernista 
  • Práticas de Linguagens, Literatura, Humanidades e Ensino 
  • Práticas musicais em  processos de ensino e aprendizagem e música 
    Processos Avaliativos, Educação e Inclusão 
  • Residência Docente e Formação do
  • Professor: Práticas, Recursos e Materiais
  • Pedagógicos 
  • Robótica Educacional 
  • Tecnologia no Ensino Básico 
  • Teoria Social Cognitiva Ensino e Aprendizagem

Contato

Colégio Pedro II (CPII)

Campo de São Cristóvão, 177, 3°andar – São Cristóvão. Rio de Janeiro, RJ. CEP 20921-903
 (21) 2163-5841​
 reitoriagab@cp2.g12.br​
 cp2.g12.br

Notícias