IFSC Criciúma inicia atividades de projeto voltado a pessoas egressas do sistema prisional e seus familiares

Foi realizada no dia 2 de abril a aula magna do curso de qualificação profissional em Pintor de Obras Imobiliárias, ofertado pelo Câmpus Criciúma como parte do Projeto Alvorada – ciclo 2. O curso é destinado às pessoas egressas do sistema prisional e seus familiares, numa iniciativa que envolve a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) e a Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social (Sejuri).


Para a aula magna do curso, realizada no auditório Leila Minatti Andrade, o professor Cleidson Rosa Alves palestrou sobre o tema: “Pintando um Novo Futuro: Cores da Transformação e Recomeço".


Durante a cerimônia que marcou o inicio do projeto, o diretor geral do câmpus, Daniel Comin da Silva, agradeceu aos envolvidos e destacou que câmpus Criciúma possui um histórico de atuação em projetos voltados a pessoas em situação de vulnerabilidade social, alguns deles desenvolvidos em parceria com a Penitenciária Sul e Penitenciária Feminina de Criciúma. “Nesse sentido, o Projeto Alvorada vem para reforçar a nossa missão institucional de promover a inclusão e de transformar a vida das pessoas por meio da qualificação profissional. É a primeira vez que atuamos em um projeto voltado a pessoas egressas do sistema prisional, mas temos a certeza de que a educação tem um papel importante nesse processo de ressocialização”, destacou o diretor.


Durante a palestra, o professor Cleidson Rosa Alves buscou mostrar aos estudantes egressos do sistema prisional e seus familiares as oportunidades que o setor de pintura pode oferecer na área de construção civil. “Ao longo de minha fala busquei mostrar, a todo momento, a importância dessa qualificação ofertada pelo Instituto Federal para a vida profissional e pessoal deles”, ressaltou o palestrante.


Participaram da atividade o pró-reitor de Extensão e Relações Externas do IFSC, Valter Vander de Oliveira, o diretor do presídio regional de criciúma, Júnior Rodrigo Fagundes, representando a secretária de Estado de Justiça e Reintegração Social, Danielle Amorim Silva, a diretora de extensão do IFSC, Milena de Mesquita Brandão, a secretária de Assistência Social do município de Criciúma, Dudi Sônego, e o coordenador de penas alternativas e apoio ao egresso de Santa Catarina, Igor Bandeira de Matos, além de outras autoridades da região. 


Sobre o Projeto Alvorada


O Projeto Alvorada – Ciclo 2 é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. O projeto tem como objetivo promover a inclusão social e produtiva de pessoas egressas do sistema prisional e seus familiares, por meio da execução de cursos de qualificação profissional, bem como a partir do impulsionamento e incentivo para o acesso e permanência no mercado de trabalho, destacam os coordenadores do projeto, Bazilicio Manoel de Andrade Filho e Priscila Bortolotto Milaneze.


Em Santa Catarina, serão ofertados dois cursos de qualificação profissional vinculados ao projeto: Pintor de Obras Imobiliárias, no Câmpus Criciúma do IFSC, e Operador de Computador, no Câmpus Camboriú do Instituto Federal Catarinense (IFC).


Sobre o curso


O curso de qualificação profissional em Pintor de Obras Imobiliárias ofertado pelo câmpus Criciúma é destinado às pessoas egressas do sistema prisional e familiares. Ao todo foram disponibilizadas 30 vagas, sendo 24 para egressos e seis para seus familiares. 


Ao longo dos oito meses de curso os estudantes terão, além de aulas práticas e teóricas na área de pintura, aulas de tópicos em matemática, tópicos em linguagem, empreendedorismo e inovação, informática, tópicos em esporte e saúde e projeto de vida.

Diretoria de Comunicação do Conif

Texto e foto: Coordenadoria de Jornalismo do IFSC

Relacionados