Plantios de árvores frutíferas e 1º baobá do Ifac marcam Dia Nacional da Educação Ambiental

De origem africana, a árvore do baobá pode chegar aos 30 metros de altura e superar cinco metros de diâmetro. Devido a sua robustez, ela é conhecida como árvore da vida e pode chegar a viver por mais de mil anos. Nesta terça-feira (03.06), na sede da Reitoria do Instituto Federal do Acre (Ifac) foi plantada a primeira muda de baobá da instituição, em conjunto com o projeto Baobá, desenvolvido pelo Movimento Negro Unificado no Acre (MNU Acre).


O plantio da árvore da vida aconteceu durante o evento “Meio ambiente e comunidade: iniciativas sustentáveis do Ifac”, realizado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), junto ao programa Partiu IF e com apoio do MNU Acre e Coletivo Pira-Cena.


Valéria Santana, coordenadora estadual do MNU Acre, destacou a importância do plantio do baobá junto ao Ifac. “O Projeto Baobá tem fortalecido as raízes da resistência e memória ancestral do povo negro. O baobá é uma árvore que resiste ao tempo, são espécies milenares, são casa, abrigo e referência. Junto ao MNU temos reforçado o compromisso contra o racismo, com a transformação e a educação ambiental. É importante termos instituições parceiras, como o Ifac, reforçando esse compromisso”.


Em alusão ao Dia Nacional da Educação Ambiental, comemorado em 03 de junho, junto à plantação do baobá também foi realizada a instalação de pontos de coleta de óleo de cozinha e o plantio de diversas mudas de árvores frutíferas, feito por servidores do Ifac e estudantes das escolas estaduais Serafim da Silva Salgado e Lindaura Martins Leitão.


“Esse evento marca a união de muitas forças e projetos, dos quais o Ifac tem desenvolvido em conjunto com diversas instituições, como o MNU Acre e o Coletivo Pira-Cena. Como extensão, temos o compromisso com a vida, com o futuro e com o nosso planeta. Todo cuidado é necessário para que tenhamos um ambiente saudável, que reforce nossa memória e ancestralidade. Por meio do cuidado ativo, o Ifac está vivo, atento e comprometido com as questões sociais e ambientais”, destacou a pró-reitora de Extensão, Luana Melo.


Ainda de acordo com a pró-reitora de Extensão, os pontos de coleta de óleo de cozinha ficarão instalados na Reitoria, como também nos campi Rio Branco e Baixada do Sol (Transacreana), sendo espaços que poderão ser utilizados por estudantes, servidores e a comunidade.


O óleo depositado nas unidades será coletado pela empresa Duque Sustentável, que fará o reaproveitamento a partir da produção de sabão caseiro e biodiesel, conforme destacou o representante Pablo Cavalcante. “Estudos mostram que um litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água, além de tornar o solo infértil. Iniciativas como a do Ifac, em se tornar ponto de coleta, são importantes para que tenhamos um ambiente cada vez mais saudável, sustentável e uma comunidade consciente”.


A plantação de árvores frutíferas na instituição foi organizada pela coordenadora do programa Partiu IF no Acre, Janaina Félix. “O projeto surgiu em uma conversa entre os servidores do nosso Instituto e hoje está sendo concretizado em conjunto com os jovens das escolas Serafim da Silva Salgado e Lindaura Martins Leitão, que integram o Partiu IF. Essa é uma ação que preza pelo futuro e o compromisso com o meio ambiente, em que todos nós somos responsáveis”.


O reitor do Ifac, Fábio Storch de Oliveira, participou do evento e destacou a união da instituição, da comunidade e da juventude em prol do meio ambiente. Para o gestor, o compromisso com o futuro do meio ambiente é sinônimo de educação. “Pela educação também passa o nosso compromisso com o meio ambiente. É importante que nossa juventude esteja sempre ativa a cuidar do nosso planeta. É dessa forma que construiremos um futuro melhor”.


A deputada federal Socorro Neri também esteve presente no evento e reforçou a responsabilidade diária que toda comunidade deve ter em relação ao meio ambiente. “Devemos ter um olhar para o futuro, com a justiça climática e social. São os jovens de hoje que também nos darão o caminho para potencializar nossas riquezas e preservar o meio ambiente”.


O evento também contou com a presença do diretor geral do campus Baixada do Sol (Transacreana), Matsunaga Sekiguchi, do professor José Julio Cesar, representando o diretor geral do campus Rio Branco, e ainda da Banda de Música Mirim da Polícia Militar. 

Diretoria de Comunicação do Conif

Texto: Assessoria de Comunicação do Ifac

Foto: Arquivo Ifac

Relacionados