Nos últimos dias 3 e 4 de abril, o campus Vitória da Conquista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) realizou o encontro com o tema "A Ancestralidade que Alimenta: Saberes e Sabores Indígenas", como parte das comemorações do Abril Indígena. A atividade reuniu estudantes, professores(as), indígenas, diretores(as) e membros da comunidade escolar da região para discutir e refletir sobre as práticas culturais e alimentares dos povos indígenas.
Durante o encontro, participaram Jime Sampaio, diretor de Ensino do IFBA, Benedito da Conceição Filho, natural da Aldeia Tibá, também conhecido como Pathohã Pakari Pataxó, Renan de Souza Queiroz, natural da Aldeia Tibá e discente do curso de Psicologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Francisco Vanderlei Ferreira da Costa, professor do IFBA, e Maria Cleidiana Oliveira de Almeida, professora do IFBA e representante do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi). Também marcaram presença Abimael Portugal, representante do refeitório institucional, e Ísis D’Eça, nutricionista do refeitório do campus.
Durante os dois dias de programação, o público participou de mesas temáticas, oficinas, palestras, rodas de conversa e atividades esportivas, que abordaram tópicos como alimentação, espiritualidade, sustentabilidade e os saberes ancestrais dos povos indígenas.
O primeiro dia contou com discussões sobre questões contemporâneas enfrentadas pelos povos indígenas, como a autodeterminação e a resistência no contexto da Bahia. Palestrantes como o professor Edson Kayapó, Benedito e Francisco apresentaram temas relacionados às lutas pelos direitos territoriais e à superação de desafios históricos, como a discriminação. Também foram abordados temas como a revitalização das línguas indígenas, destacando a importância de preservar as línguas e combater a ideia de que todas as comunidades indígenas são homogêneas.
A mesa sobre o direito à saúde, intitulada "A Resistência Indígena e o Direito à Atenção à Saúde: Uma Série Histórica", discutiu os obstáculos históricos e atuais para o acesso a serviços de saúde nas comunidades indígenas. Além disso, houve uma reflexão sobre o papel das mulheres indígenas, com a palestra "Saberes Ancestrais, Vozes Presentes: Mulheres Indígenas Tecendo Resistência e Identidade", na qual Sarah Pataxó abordou os desafios enfrentados por seu povo, como discriminação e questões territoriais.
Ísis D’Eça, nutricionista do refeitório, e organizadora do evento relatou o sentimento de dever cumprido e satisfação com o resultado: ... esse foi um trabalho fomentado por um Refeitório Institucional e organizado com apoio de várias mãos, e que pode trazer repercussões favoráveis na formação de cidadãos histórico -críticos,” finaliza.
Diretoria de Comunicação do Conif
Texto e foto: Coordenação de Comunicação do Campus Vitória da Conquista/IFBA