A estudante Lúcia Ferreira da Silva, acadêmica de Engenharia Agronômica do Campus Agrícola Porto Grande do Instituto Federal do Amapá (Ifap), recebeu, no dia 11 de fevereiro, no Centro MariAntonia da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo-SP, a menção honrosa da 6ª edição do Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher, promovido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A cerimônia marcou o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência.
Leia mais em Jovens Cientistas recebem Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher
Inédita para o estado, a menção honrosa no Prêmio Carolina Bori foi concedida pelo projeto “Associativismo e o fortalecimento de lideranças femininas da Associação dos Artesãos de Porto Grande”, orientado e coordenado pela professora Célia Souza da Costa, que acompanhou a estudante na premiação.
O trabalho incluiu oficinas de gestão coletiva, estratégias de mercado e valorização cultural, culminando na realização da Feira do Empreendedorismo Feminino. “Receber essa menção honrosa é um marco importante, não só para mim, mas para toda a equipe envolvida no projeto. É gratificante ver nosso trabalho sendo reconhecido em nível nacional”, afirmou Lúcia Ferreira da Silva.
Para a orientadora Célia Souza da Costa, o prêmio evidencia a força do associativismo feminino e o papel transformador da ciência: “Esse reconhecimento mostra como a pesquisa pode impulsionar mudanças reais na sociedade”.
Outra estudante do Ifap, Raqueline Bezerra da Silva, também se destacou ao chegar à final do prêmio na categoria Engenharias, Exatas e Ciências da Terra do ensino superior com o projeto “Desenvolvimento e otimização de práticas de cultivo e manejo do açaizeiro (Euterpe oleracea Mart.) para o aumento da produção em área de terra firme da Amazônia”. O estudo é coordenado pelo pesquisador Nagib Melém Júnior, da Embrapa, e também tem a orientação da professora Célia Souza da Costa.
Diretoria de Comunicação do Conif
Texto: Por Suely Leitão/Jornalista da Reitoria do Ifap
Foto: Arquivo Pessoal