Pesquisa de docente de Santa Luzia sobre inteligência artificial é destaque em Prêmio Nacional de Educação a Distância

O trabalho “NotebookLM e Educação a Distância: potencialidades, desafios e boas práticas” conquistou o segundo lugar na categoria “pesquisa científica” do Prêmio Abed 2025 – Associação Brasileira de Educação a Distância. A pesquisa é do professor substituto do Campus Santa Luzia, Thiago Pereira, ao lado do prof. Alexandre Rodrigues. A cerimônia foi realizada no dia sete de maio, durante a abertura do 30º Congresso Internacional Abed de Educação a Distância (Ciaed), em Curitiba.


A pesquisa destaca o uso do NotebookLM, ferramenta de inteligência artificial do Google, como um aliado no ensino a distância. A proposta investiga como a IA pode apoiar professores e alunos por meio da geração automatizada de resumos, mapas mentais, linhas do tempo, guias de estudo e até podcasts, tornando o processo de aprendizagem mais dinâmico e acessível.


Segundo Thiago Pereira, a tecnologia é um divisor de águas: “nossa pesquisa mostra como a IA pode personalizar o aprendizado, promovendo autonomia e engajamento. Com o NotebookLM, os educadores têm um recurso poderoso para revisar, adaptar e enriquecer suas aulas, enquanto os alunos ganham ferramentas para estudar de forma mais eficiente e independente”, explica.


Os autores também chamam atenção para os desafios éticos e pedagógicos envolvidos no uso da IA, como a necessidade de validação dos conteúdos gerados e a capacitação dos docentes. Para isso, desenvolveram um guia prático, com orientações para educadores e gestores sobre o uso seguro e responsável dessas tecnologias.


“A IA representa uma revolução no ensino, e o NotebookLM é uma porta de entrada para práticas mais inclusivas, criativas e acessíveis. Nosso trabalho propõe um uso ético da IA, que amplia as possibilidades de ensino e garante mais equidade no acesso ao conhecimento”, reforça Alexandre Rodrigues.


Além da inovação, o estudo também aborda a adaptação de conteúdos para alunos com deficiência ou dificuldades de leitura, ampliando o alcance e a inclusão nas práticas pedagógicas.


O congresso reuniu milhares de educadores, pesquisadores e gestores de todo o Brasil, fortalecendo o debate sobre os caminhos futuros da educação a distância e o papel da tecnologia nesse processo transformador. As demais categorias que envolveram premiação foram Destaque de Jornalismo e Práticas Inovadoras.

Diretoria de Comunicação do Conif

Texto: Ascom IFMG
​Foto: Divulgação

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