IFPA apresenta agenda de projetos alinhados à COP30 e firma parcerias

O Instituto Federal do Pará (IFPA) lançou a agenda de projetos que serão executados até a COP30, no âmbito das mudanças climáticas e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O evento de lançamento “IFPA na COP30” aconteceu no dia 05 fevereiro, na Casa Mia e reuniu gestores do IFPA, reitores dos Institutos Federais da região Norte, agentes políticos e representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), de instituições de ensino e de instituições parceiras.


A intenção era criar um espaço de diálogo e de fortalecimento das instituições da região Norte, além de mostrar o potencial transformador do IFPA, no que diz respeito ao debate sobre as emergências climáticas e ao fortalecimento da educação para o desenvolvimento sustentável.


Durante a programação do evento, o Instituto lançou o site cop30.ifpa.edu.br, onde é possível conhecer todos os projetos de ensino, pesquisa, inovação e extensão desenvolvidos pelo IFPA, que são voltados para o combate de mudanças climáticas. Pertencentes a diversos Eixos Tecnológicos e alinhados aos ODS, os trabalhos tratam de pautas socioambientais e entregam soluções inovadoras para o mundo.


“Em suas atividades, o IFPA tem trabalhado continuamente para que não somente sustentabilidade, mudança climática, mas que as 18 ODS estejam presentes no ensino, pesquisa, extensão e inovação. Isso permite que a nossa instituição forme nossos alunos e alunas com consciência, com cidadania e sabendo exatamente o seu papel na preservação do meio ambiente e, também, do planeta”, afirma a Reitora do IFPA, Ana Paula Palheta.

O corpo discente do IFPA foi representado, no evento, por alunos do curso de Desenvolvimento de Sistemas, do Campus Belém.


“A COP30 será um momento de visibilidade, mas nosso compromisso com o conhecimento vai além de um evento. Estamos aqui para reforçar que a pesquisa e a educação têm um papel fundamental no desenvolvimento de soluções que impactam toda a sociedade. O IFPA não apenas marca presença, ele traz respostas. E são essas respostas que queremos destacar: ciência, tecnologia e educação como motores de transformação”, disse a estudante Layne de Araújo, que fez um discurso em nome de todos os alunos do Instituto.


IFs do Norte na COP30


A programação também contou com o lançamento do “IFs do Norte na COP30”, evento que acontece nos dias 21, 22 e 23 de outubro, para apresentação da produção científica de todos os Institutos Federais da Região Norte, no que diz respeito às pautas climáticas. Os Reitores do Institutos Federais do Amazonas, Amapá, Acre e Roraima estavam presentes para firmar esse compromisso.


“Nos unimos num único propósito que é ter o protagonismo da rede federal, da educação profissional e tecnológica também junto à COP30. Agradecemos o Instituto Federal do Pará pela oportunidade e agora todos os sete institutos da região norte passam a compor esse grupo que vai estar debatendo e trazendo a educação profissional e tecnológica pra esse protagonismo, também, nos debates relacionados a COP30, trazendo os nossos alunos, os nossos servidores, a pesquisa aplicada, a extensão tecnológica, a inovação e os principais projetos de impacto ambiental, dialogando com os eixos de desenvolvimento sustentável dentro da COP30”, destaca Romaro Silva, Reitor do Instituto Federal do Amapá (IFAP).


O Reitor do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Jaime Cavalcante, também celebra essa união de forças em prol da COP30. “É um momento importante, é uma união importante, porque vai trazer pra dentro da COP30 todas as ações de sustentabilidade, ações ligadas ao clima, que os institutos da região norte fazem no seu dia a dia, então nós teremos estudantes, teremos pesquisadores mostrando para o mundo todo o que nós fazemos na área de pesquisa, extensão e inovação tecnológica para melhoria do clima e para sustentabilidade da região amazônica”, conta o Reitor.

Diretoria de Comunicação do Conif

Texto: Ascom IFPA

Foto: Arquivo IFPA

Relacionados